Bota ou não bota? Mitos e verdades sobre a mão dentro de um pote de creme.

 Olá minha Orquídea linda! Tudo bem por aí?


Hoje vim falar um pouquinho sobre um dos hábitos mais divulgados pelas blogueiras de cabelo, de plantão, desse meu Brasil Varonil - afinal de contas, pode ou não pode colocar a mão no pote de creme?


Antes de mais nada, vamos esclarecer que essa prática não diz respeito somente às máscaras capilares, mas também aos cremes para rosto. Muitos produtos, inclusive, já vêm acompanhados de uma espátula plástica, para o seu manuseio.

A história por trás dessa prática vem da teoria que, ao entrar em contato com a pele das mãos, as propriedades e características dos produtos sofreriam alterações, pela variação de temperatura, umidade, PH... E o creme, então, começaria a perder a eficácia e, por vezes, até proliferar fungos e bactérias, azedar, apodrecer... Enfim!



Essa teoria tem lá seu fundo de verdade, mas não é uma verdade absoluta! Se você vive colocando a mão no seu potão de creme e não deu ruim, nem no produto, nem no seu cabelo, "TATÚ DO BEM" rsrs!

A história provavelmente começou a ser repassada às consumidoras finais (ou seja, nós) quando produtos de salão de beleza passaram a ter suas versões home care - cuidados em casa. Isso porque a recomendação passada aos profissionais REALMENTE é que se use espátulas plásticas ou de madeira, para lidar com os produtos.



Mas a demanda de salão é completamente diferente dos nossos cuidados, em casa. Afinal, um cabeleireiro, muitas vezes, atende mais de uma cliente ao mesmo tempo, e aí sim, o contato do resíduo de produto X usado em um cabelo, com o pode de creme Y, e isso acontecendo repetidas vezes... Não tem creme que resista!

No entanto, vamos pensar aqui com a titia: realmente as nossas mãos são umas das maiores acumuladoras de sujeira e bactérias do nosso corpo inteiro, principalmente embaixo das unhas! Além disso, vamos levar em consideração que manuseamos uma máscara capilar com as mãos encharcadas de água, e ela tem um PH diferente, além de alterar a consistência. Tudo isso pode descaracterizar o seu creminho MEEEEIXMO! 

Então é um fato??? 


A verdade é que tudo vai depender de algumas coisinhas.

 A primeira delas é a orientação do fabricante pois, geralmente, quando se trata de um produto mais sensível, digamos assim, a embalagem já vem pensada para que seu manuseio seja limitado - veja os exemplos das Vitaminas C, que vêm em bisnagas com bico fino ou em embalagens de conta-gotas, para evitar esse contato com a pele ou ar, evitando a sua oxidação precoce.

A segunda é observar se o produto tem uma pegada mais vegana, ou se ele é dos mais químicos. Produtos veganos são naturalmente mais perecíveis e, nesse caso, o ideal é realmente evitar o contato direto. A probabilidade de perder o produto é bem maior!

Outra situação importante é a higiene das mãos. Geralmente, ao usarmos uma máscara capilar, já lavamos os cabelos, e as nossas mãos já estão previamente limpas. Pensando assim, não se corre nenhum risco de contaminação do produto, seja por fungos ou bactérias ou resíduos etc. O problema aí é um só: você acabar alagando o pote de creme com excesso de água que pode escorrer das mãos... Então é só tomar cuidado nessa parte.

Por fim, caso você tenha dúvidas se o seu creme é mais químico ou mais natureba, se pode ou não colocar a mão na sua máscara, se vai "azedar", "estragar", "mofar", "embolorar", "inchar", "perder efeito".... Usa uma colher de plástico ou uma espátula siliconada, e vai ser feliz! Afinal... Eu já vi gente reclamando porque pôs a mão, mas nunca vi colocarem em dúvida a tal da espátula! Rrsrs





#cabelos #cabelo #cuidadoscomoscabelos #haircare #cabelodediva #tratamentocapilar #potedecreme #mascaracapilar #hidratacaocapilar #nutricaocapilar #reconstrucaocapilar #cronogramacapilar


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tônico Facial - Devo Usar?

YouTuber, EU?

Máscara Rebuilder Revive Vitali Pro - Mex Pure Hair