FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR? O que é isso?
Fala minhas sobrinhas lindas!!! Como estão???
Hoje eu resolvi falar de um assunto que, poucas vezes, vi alguém explicar sobre: O FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR.
Item obrigatório para toda e qualquer pessoa, não importa a idade, o gênero ou a etnia; os protetores solares estão nas prateleiras de mercados e farmácias, e-commerces; e a variedade chega a nos deixar de cabelos em pé! São marcas diversas, valores diversos, texturas e cores diversas... e FPS/FPUVA diversos!
Mas alguém, por acaso, já parou para te explicar
O QUE CARGAS D'ÁGUA É o FPS ou FPUVA?
O fator de proteção é um índice, um determinador de o quanto você estará protegido, ao se expor aos raios Ultravioleta A (UVA) e Ultravioleta B (UVB), presentes na luz do Sol, e que são os maiores agressores naturais da nossa barreira cutânea - ou seja, a nossa pele.
O FPS faz referência à proteção contra os raios UVB, a radiação que atinge nossos olhos e a parte mais superficial da nossa pele, causando o bronzeamento, a vermelhidão, queimaduras e também o câncer de pele. Porém, ele não é capaz de nos proteger da radiação UVA, que penetra nas camadas mais profundas do tecido epitelial, danificando sua textura, causando o envelhecimento precoce e as manchas solares, o lentigo.
Para esse tipo de proteção, o filtro solar deve conter o FPUVA, e é de bom tom reforçá-lo com o uso barreiras físicas, como óculos escuros, chapéus e roupas que cubram a pele.
Mas você já reparou que, ao lado do FPS/FPUVA sempre vem um número? 15, 30, 50, 70... 99! Seriam esses números uma porcentagem de quanto dos raios é bloqueado, ao usar um protetor? E a resposta é simples:
Esses números nada mais são do que um multiplicador de tempo. ISSO MESMO! Eles definem por quanto tempo você estará protegida de sofrer, diretamente, os danos que estes raios podem causar no seu corpitchu, quando não se usa um protetor solar.
Para nossa pele brasileira, o mais indicado é que o protetor solar tenha, no mínimo, um FPS de número 30.
A matemática do filtro é bem simples: Se o corpo leva, em média, 10 minutos para apresentar os primeiros sintomas de vermelhidão, ao ser exposta ao Sol... o número do FPS/FPUVA serve para multiplicar esse tempo, prolongando a normalidade da pele. Ou seja, Se o FPS de um protetor solar x é 30, multiplicamos por 10, e teremos aí uma base de 300 minutos, o que equivale a 5 horas de proteção.
Ué... mas se são 5 horas de proteção... Por que a reaplicação?
Conforme a barreira criada pelo FP é exposta às radiações, essas moléculas protetoras são quebradas, e o filtro vai perdendo a sua eficácia. Além disso, o atrito com outras partes do corpo, a água e o suor, esfregaço com toalhas ou roupas... Enfim! Tudo isso pode, ao longo do tempo, ir retirando o produto do nosso corpo. E para mantê-lo trabalhando no seu potencial máximo, sem deixar de cumprir o seu devido papel de proteção, se faz necessária a reaplicação, de 2 a 4 horas depois da primeira camada.
Assim, teremos a garantia de que a nossa pele estará bem cuidada, por muito mais tempo.
E aí, já sabia dessas informações? O que acham de, num próximo artigo, a gente abordar sobre as texturas e tipos de protetor?
Beijos da Titia!
#filtrosolar #protetorsolar #fps #fpuva #uva #tyuvb #skincare #autocuidado #titiadoautocuidado #cuidadoscomapele
Comentários
Postar um comentário